Dulce María

Dulce María Espinoza Saviñón nasceu na Cidade do México, no dia 6 de dezembro de 1985, filha de Blanca Espinoza Saviñón e Fernando Saviñón. Dulce María é a mais nova das três filhas do casal, suas irmãs são Blanca Saviñón, filha mais velha, que leva o mesmo nome da mãe, e Claudia Saviñón. Dulce María tem um parentesco com a famosa pintora e artista plástica mexicana Frida Kahlo.
Multitalentosa, Dulce canta, dança, atua, pinta, escreve e compõe. Seu talento foi reconhecido muito cedo, em 1990 com apenas 5 anos já era possível vê-la em comerciais e em pequenas participações em produções televisivas.

CARREIRA
  • 1996 - 1999:
Com 11 anos, em 1996, se integra ao grupo infantil Kids, e ai grava suas primeiras músicas e seu primeiro disco. Com o grupo teve a oportunidade de gravar videoclipes e fazer turnês pelo México. Em 1999 se despede do grupo, junto com o namorado Daniel Habbif e começam um projeto chamado DyD, que não foi oficialmente trabalhado porque Dulce foi convidada a formar parte do grupo juvenil, Jeans.
  • 2000 - 2003:
Logo após a saída de uma integrante do grupo de pop chamado "Jeans" Dulce María aos 15 anos foi convidada a formar parte do mesmo, sua primeira apresentação oficial foi em 20 de dezembro de 2000 em um concerto em Celaya, Guanajuato (México). A atriz-cantora, que antes não estava ligada ao ritmo do grupo, aprendeu as coreografias e cumpriu os compromissos pendentes com suas novas colegas. Ficou no Grupo Jeans por cerca de dois anos e meio, gravou músicas mais frescas e juvenis, que fizeram muito sucesso e o público acompanhou seu crescimento pessoal e profissional. Fez sua primeira viagem para a Europa com o grupo, sua estadia no grupo durou exato 18 meses e ao se despedir em julho/2002 teve um show em homenagem a sua partida. Logo ao sair do grupo, entrou na novela Clase 406 onde protagonizou "Marcela" dividindo crédito com grandes nomes juvenis mexicanos da época, como: Sherlyn, Sara Maldonado, e quem posteriormente fomariam parte do grupo RBD Anahí, Alfonso Herrera e Christian Chávez.
  • 2004 - 2008:
Com o fim de Clase 406, o produtor executivo da novela, Pedro Damián a convida para dar vida a personagem Roberta Pardo, uma das protagonistas da novela Rebelde, que em pouco tempo virou a imagem da produção tamanho o sucesso com o público. Essa personagem fez Dulce María ganhar grande reconhecimento por seu talento como atriz e seu nome virou uma das promessas da nova geração.
Junto com a novela, foi lançado o grupo musical RBD, que além de Dulce, contavam ainda com Anahí, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Maite Perroni e Christopher Uckermann. Todos também participavam da novela. O grupo ultrapassou as fronteiras televisivas e ganhou o mundo todo com sua música. Dulce María mostrou seu talento vocal e gozou de grande popularidade dentro do grupo.
Em 2008 o grupo anuncia seu fim e Dulce é convidada pelo produtor Pedro Dámian para protagonizar sua nova novela, Verano de Amor, como "Miranda". Ela ficou responsável pelos dois temas musicais da novela: El Verano e Dejame Ser.
  • 2009 - 2010:
Em 2009 é convidada pelo cantor africano Akon a gravar um dueto de sua música "Beautiful". O dueto teve grande repercursão e marcou o início de sua carreira solo como cantora.
Em 2010 começa a gravar seu disco "Extranjera". É convidada para o filme ¿Alguien Ha Visto Lupita?, O filme foi gravado em 2010 com locações de filmagem em Santiago no Chile, Guadalajara e Puerto Vallarta no México; Do diretor chileno Gonzalo Justiniano que participou do filme B Happy, Dulce María é a protagonista e sua personagem leva o nome de "Lupita", O filme estará baseado na história da enteada de Justiniano, Antonia, quem sofre de um leve retardo. Lupita é uma jovem latina que é internada em uma clínica de reabilitação, porque é considerada louca. No entanto, ela consegue escapar e começa uma intensa travessia cheia de tropeços, até chegar nos Estados Unidos. Ali as pessoas a consideram genial, Sua estréia será em em Julho/2011 no Los Angeles Latino International Film Festival (LALIFF) e estará em Agosto no Chile no Sanfic 7 – Santiago Festival Internacional de Cine.
Participa também da série Mujeres Asesinas3 no capítulo Eliana, cuñada interpretando uma assassina com problemas com sua identidade sexual. Em seu capítulo participaram também Sebastian Zurita e Fernanda Castillo. "Eliana Cuñada" ganhou grande repercursão de imprensa, crítica e público porque exibiu um beijo lésbico entre Dulce e Fernanda. As duas foram muito elogiadas por suas atuações e por aceitarem este desafio. No entanto, ao ser exibido pela Televisa, o capítulo sofreu forte censura e apenas foi disponibilizado sem cortes na internet.
Deixando de lado a carreira como atriz, Dulce foca seu lado como cantora e lança o Cd "Extranjera Primera Parte", no dia 9 de novembro de 2010. O disco foi um sucesso de vendas em vários países e bem elogiado pela crítica. Trazia 7 músicas, dentre elas o sucesso Inevitable, primeiro single solo da cantora.
  • 2011:
Lançou a segunda parte de seu CD "Extranjera Segunda Parte" que traz um DVD gravado no México.Dulce continua divulgando seu disco e música por vários países além de México, como Brasil, Argentina, Chile, Venezuela, Espanha, Grécia e até mesmo em Portugal, país que nunca entrou com o RBD.Teve um bom recebimento em todos os países. A segunda parte de "Extranjera" saiu dia 14 de junho de 2011 em vendas digitais. Mesmo antes de sair a segunda parte de seu CD a cantora saiu para uma tour na qual visitou alguns países com uma turnê chamada Extranjera On Tour e foi bem recebida pelos seus fãs,logo depois da tour Dulce María voltou ao Brasil apenas para gravar o programa Altas Horas da Rede Globo e visitou também outras emissoras pois não havia tido tempo suficiente ao longo de seus shows pelo país. Dulce foi considerada a ex-RBD mais querida do Brasil pelo portal R7 no ano de 2011.
  
2010/2011: Extranjera
  
Dulce María esteve em estúdio em dezembro de 2009 gravando algumas das músicas de seu primeiro álbum solo, o lançamento da primeira parte foi no dia 9 de novembro de 2010 e da segunda parte dia 05 de julho de 2011 (no Brasil e na Espanha). Através de seu perfil no Twitter, a cantora disse que gravou quatro músicas por dia, na média. Durante o processo de gravação, Dulce manteve contato com seus fãs através de, principalmente, seu canal no YouTube - onde postava as demos das canções que poderiam entrar para tracklist do CD, além de vídeos de seu dia-a-dia. Foi lançado no dia 24 de maio de 2010 o primeiro vídeo do seu CD solo, vindo da canção Inevitable, o qual alcançou, em menos de quatro meses, mais de cinco milhões de exibições no Youtube. No dia 17 de dezembro de 2010 Dulce venceu no portal brasileiro G1, ela foi eleita artista do ano 2010. Do total de 131.591 votos, Dulce María foi apontada como a melhor por 33.677 votos, ficando com 26% da preferência dos leitores na enquete.

Fonte: Wikipédia